Mesmo com a crise global econômica, o mercado de franquias não parou de crescer, atingindo um crescimento contínuo e atraindo investidores mesmo quando o mercado econômico estava receoso em aplicações. A Associação Brasileira de Franquias (ABF) afirma que em dez anos o número de empreendimentos cresceu consideravelmente, liderados pelo ramo de franquias de alimentação. Em uma década, já houve um crescimento de aproximadamente mil lojas. O faturamento também deve ser apontado como um fator positivo, já que os índices foram triplicados no setor.

Com o aumento do poder de compra dos brasileiros e o momento de tranquilidade econômica pelo qual o Brasil passa, as esperanças de crescimento para os anos seguintes ainda são gigantes. Uma análise realizada com o intuito de verificar qual o posicionamento das redes de franquias instaladas no país, a partir de monitoramento nas redes sociais, demonstrou que a fórmula de sucesso de algumas marcas é replicado com franquias e o cuidado com a imagem é o principal fator que as mantém como destaques do segmento.

Por exemplo, a empresa Molho Caseiro aparece com um ótimo conceito, avaliado com clientes de Campinas e região. Mesmo quando falam sobre a marca sem expressar qualquer tipo de posicionamento, os consumidores revelam a posição estável da empresa no setor, transmitindo confiabilidade para os que pretendem investir em uma franquia da marca. Além disso, a qualidade no serviço de preparo dos alimentos e cordialidade dos funcionários também são notórios.